9 de janeiro de 2012

Salva

Esta planta tomou o poder nos meus jardins. Nasce facilmente, sem precisar de muita terra, e quando algumas pontas se prolongam sob folhas mortas formam novas raízes, alongando o seu território. A última vez que aparei os galhos trouxe comigo o suficiente para fazer chá para uns dois anos.

Salva de Sensit Infusia

Também conhecida por Salvia, a Salva é uma planta usada como erva aromática e medicinal. Na comida é um excelente condimento para aromatizar pratos com carne, saladas, massas e pães.

Relativamente às suas propriedades medicinais, a Salva é indicada para transtornos menstruais (devendo ser tomada apenas na semana antes ao período das regras, 1 chávena, 3 vezes ao dia), desde menstruação desregulada, dores menstruais, até aos distúrbios da menopausa (afrontamentos, calores e suores excessivos).

As suas propriedades anti-sépticas, anti-sudoríficas e febríguas ajudam  em digestões lentas e outros problemas digestivos, a reduzir a transpiração excessiva e febre em doentes tuberculosos, a reduzir a dose de medicação na diabetes pela sua acção hipoglicemiante e, pela sua acção anti-séptica, acalma a gengivite, aftas, amigdalites, faringites, dores de garganta (através de infusão ou gargarejos), tosse de fumador, diarreia, cólicas abdominais, vómitos e estimula a secreção biliar.

Tem, ainda, propriedades tonificantes e adstringentes. Auxilia também a tonificação do sistema nervoso e estimula as glândulas supra-renais, estando indicada ainda em estados depressivos, astenia, tremores e vertigens, mas, alerta, não se deve utilizar a salva por mais do que um mês seguido, uma vez que possui elevadas doses de toxicidade que se manifesta por convulsões. De igual modo, grávidas e doentes nervoso não são aconselhados a tomar este chá. 

Para terminar em beleza, um banho com infusão de salva contribui para a beleza da sua pele, pode contribuir também para estimular o couro cabeludo em estados de queda de cabelo e auxilia no tratamento de afecções da pele, desinfectando feridas, úlceras, picadas de insectos e furúnculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário