27 de janeiro de 2012

Fumária

Tenho quase a certeza que muita gente não saberá disto, sobretudo aqui na Ilha, uma vez que esta planta é vulgarmente conhecida como uma "erva-daninha" aqui pelos pastos, uma vez que invade todo o tipo de plantação, logo é quase sempre morta e considerada de pouca ou nenhuma importância...confesso que eu própria nunca associei esta planta a uma infusão tão poderosa.

Fumária de Sensit Infusia
Há bem pouco tempo apanhava-a pelos meus quintais e ouvia do lado "isso não serve para nada". Então eis que descobri que aquilo que os agricultores detestam que invada as suas plantações é na verdade Fumaria Officinalis, uma planta com altas propriedades diuréticas, depurativas e anti-inflanmatórias, actuando em infecções hepáticas (estimula a secreção da bílis e descongestiona o figado). 

Aplica-se em afecções da pele e baixa hipertensão arterial (fluidifica o sangue). No entanto fica o alerta para não utilizar a planta por mais do que 10 dias e que a sua infusão deve ser tomada sempre antes de uma refeição. 

Para rematar, descobri que quem me dizia que a planta não servia para nada não se lembrava de já ter tomado a infusão para uma grande alergia/eczema que teve há muitos anos atrás, e esta hein?! 

Sem comentários:

Enviar um comentário