20 de janeiro de 2012

Amoreira

Cá pela Ilha Terceira o que não falta são imensos silvados que no Verão se preenchem com as mais deliciosas amoras negras. Pouca gente sabe que, para além da deliciosa amora (rica em ferro, antocianinas e vitamina C), as folhas também podem ser utilizadas para chá. 

Amoreira Negra, Sensit Infusia
A Amoreira Negra (Morus Nigra L) é uma planta com propriedades antiinflamatórias, antioxidante, anti-séptica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, expectorante, hipoglicémica, hipotensora, laxante, refrescante, rejuvenescedora e revigorante. Como tal, a infusão desta planta é utilizada para diversos fins, como o tratamento de inflamações da boca e garganta (aftas, amigdalites), no tratamento de diarreias e também para redução dos níveis de açúcar, útil em caso de diabetes.Recomenda-se para a memória, pressão alta e obesidade, bem como eczemas, osteoporose (contém muito mais cálcio do que o leite) e problemas de fígado. 

Frequentemente é indicada também para limpar pedras nos rins e a bexiga e também para lavagem do couro cabeludo em caso de queda excessiva, uma vez que estimula a circulação (massajar o couro com a infusão), sendo também usada para problemas de má circulação sanguínea.

Sem comentários:

Enviar um comentário